quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O mito do conteúdo acima da dobra

A expressão "acima da dobra" vem do jornalismo impresso e se refere ao conteúdo que fica visível quando o jornal ainda está dobrado. Na versão web, o termo se refere a tudo que está visível antes da barra de rolagem.
A importância de colocar tudo acima da dobra sempre foi uma polêmica no desenvolvimento web, principalmente porque saber exatamente aonde fica a dobra é impossível, já que sua posição varia de acordo com a tela do dispositivo utilizado para acessar o site.
Recentemente uma agência inglesa de design divulgou uma pesquisa para verificar o uso da barra de rolagem feita com uma amostra de 800 testes com usuários durante 6 anos.
O estudo revela que o usuário tem o hábito de utilizar a barra de rolagem e que conteúdo abaixo da dobra não é uma barreira impenetrável, mas que existem boas práticas para estimular o uso.
• Espaços em branco encorajam o usuário a explorar a página inteira
• Linhas horizontais dão a impressão que a página acabou e costumam esconder o conteúdo abaixo
• Evitar o uso de rolagem em iframes ou qualquer outra rolagem que não seja da própria página
/via 456bereastreet.com

Posted via web from Neurônio Digital

Nenhum comentário: