Sempre que vejo essas fotos dos espetaculares escritórios do Google fico curioso em saber como funciona a gestão de projetos dentro da empresa. Como os funcionários se mantêm produtivos com videogame, sinuca, pinball e outras tantas formas de diversão/distração?
Encontrei esse ótimo artigo do desenvolvedor russo Vadim Motorine, que embora nunca tenha trabalhado na empresa, fez uma boa pesquisa sobre o assunto. Primeiramente Motorine afirma que o processo da Google não pode ser facilmente copiado, pois diferente da realidade do mercado, quase sempre é a empresa que determina seus próprios prazos. Mas vale a pena destacar alguns pontos interessantes:
- Não há prazos definidos, mas se um projeto é útil e finalizado seus participantes são muito bem recompensados.
- Qualquer programador pode iniciar um projeto a qualquer momento. Isso não gera o caos, pois são poucos os que decidem largar um bônus garantido a um futuro incerto.
- Você pode mudar de projeto a qualquer momento, no entanto os times costumam permanecer estáveis desde o início (por interessante pessoal ou pelo bônus)
- As informações de todos os projetos são compartilhadas com todos os desenvolvedores
- Todo iniciante possui um par dentro da empresa, geralmente um profissional com mais experiência, que faz sua avaliação semanal
- Todos os integrantes de um projeto trabalham na mesma sala (de 3 a 5 pessoas)
- Todo projeto tem uma fila de trabalho ordenado por prioridades
- Coisas como a fila de trabalho, controle de versão, documentação e testes são formalizadas e rigorosamente acompanhadas
- Desenvolvedores são incentivados a passar 20% de seu tempo* trabalhando em qualquer coisa que não seja seu projeto principal
- Não há reuniões de funcionários de manhã ou à noite, quando eles acreditam serem os horários mais produtivos das pessoas.
- Há o café da manhã gratuito para os que chegam cedo e jantar gratuito para os que ficam até tarde. O almoço e lanches são gratuitos para todos.
- Pelo que tudo indica, parece que o Google aplica seu lema "Don't be evil" também no gerenciamento de seus projetos.
* Nesse outro artigo da Google Blogoscoped, um provável desenvolvedor do Google explica como a empresa controla os 20% do tempo livre de cada funcionário: "No Google os gerentes assumem que os funcionários possam gerenciar seu tempo. Se um desenvolvedor não pode controlar seu próprio tempo, ele provavelmente não será um bom suficiente para o Google".
Nenhum comentário:
Postar um comentário